Turismo de Experiência: Expedição Cuniã Posiciona Rondônia como Destino Inédito na Amazônia Profunda

Turismo de Experiência: Expedição Cuniã Posiciona Rondônia como Destino Inédito na Amazônia Profunda
Ação estratégica da Fecomércio valoriza comunidades da RESEX Cuniã para um turismo sustentável e de experiência

O Sistema Fecomércio Rondônia/Sesc/Senac junto com Sebrae e ICMBio, realizou a Expedição Cuniã, uma imersão estratégica para impulsionar o turismo de experiência e valorizar as comunidades da Amazônia. A iniciativa foca no potencial da Reserva Extrativista (RESEX) do Lago do Cuniã, um destino singular notável por sua biodiversidade, que inclui uma população estimada em 36 mil jacarés.

A expedição levou empreendedores para vivenciar em primeira mão o turismo de base comunitária que está sendo estruturado na área. Os participantes tiveram contato com a focagem noturna, a gastronomia ribeirinha, o artesanato e as práticas sustentáveis, como o manejo da castanha e do açaí – atividades que transformam a preservação em geração de renda.

O projeto se insere em um esforço contínuo de estruturação do destino, que inclui o apoio fundamental do Sebrae-RO na realização de capacitações, precificações de produtos e serviços e o lançamento nacional na ABAV Expo. O destino é gerido em parceria entre as comunidades locais e o ICMBio.

Raniery Araújo Coêlho, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, resumiu a visão estratégica por trás da ação:

“O Lago do Cuniã é o novo cartão-postal do nosso estado, abrindo as portas para um turismo de experiência inédito na Amazônia. Com esta imersão, o Sistema Fecomércio e parceiros garantem que o setor de Turismo de Rondônia esteja preparado para receber o visitante com excelência, segurança e a autenticidade da Amazônia profunda, em sinergia com o Conetur e o projeto Vai Turismo.”

A Expedição Cuniã consolida o papel do Sistema Fecomércio no fomento ao turismo sustentável, alinhando o desenvolvimento econômico do estado às diretrizes do Conselho Nacional de Turismo (Conetur) e ao projeto nacional Vai Turismo, que promovem um setor mais inovador, responsável e integrado.


Faça seu comentário
Rolar para cima