O Governo de Rondônia realizou na segunda-feira (24), a 90ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho. O encontro reuniu autoridades, empresários e representantes do setor produtivo para debater iniciativas estratégicas voltadas à geração de empregos, incentivos fiscais e desenvolvimento do turismo sustentável, com destaque para o fortalecimento da pesca esportiva como vetor econômico.
A Fecomércio-RO foi representada pelo Presidente do Secovi, e representante da federação no Conder, Abraão Viana, e pelo Presidente do Sidiber e coordenador do Projeto Porto Velho Sport Fishing, Claudio Hikague. Presente também à reunião a Diretora do Sincopeças, Taiana Lima, o Superintendente estadual de turismo, Gilvan Pereira, e o secretário Estadual de Finanças, Luís Fernando, e empresários do setor turístico de pesca.
“A pesca esportiva é uma realidade em Rondônia. E parte desse sucesso foi plantado lá trás quando o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio criou o projeto Porto Velho Sport Fishing, que pretende transformar a cidade na capital da pesca esportiva. Após dez anos e de uma parceria crescente com o Governo do Estado o projeto ganha cada vez mais força e relevância no turismo de Rondônia”, avaliou Abraão Viana.
SEDEC
A reunião foi coordenada pelo Vice-Governador e Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves que destacou a importância de criar um ambiente favorável para os negócios, reforçando a confiança do setor produtivo nas políticas públicas estaduais. Para ele, a pesca esportiva é um dos maiores atrativos turísticos do Estado, e que, pouco a pouco, Rondônia tem crescido muito sua cultura turística nos últimos anos.
“A iniciativa posiciona o estado no cenário nacional e internacional da pesca esportiva, promovendo a experiência dos turistas por meio de imagens, vídeos e produtos locais. Com o avanço de projetos estruturantes e incentivos ao turismo e à indústria, o governo reafirma seu comprometimento em transformar o estado em referência nacional em qualidade de vida e prosperidade econômica”, ressaltou.
INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS
Durante a reunião, foi apresentado o plano de desenvolvimento do Turismo de Pesca Esportiva, deliberado no Conder no ano de 2024. O estudo, conduzido pela Rede Brasileira de Certificação, Inovação e Pesquisa (RBCIP), percorreu 7 municípios para identificar potencialidades e propor um plano de ação que valorize os rios rondonienses, impulsionando a economia regional.
A coordenadora do projeto, Nilde Brun explicou que, “o objetivo é fomentar um turismo de qualidade, que valorize nossa biodiversidade e a produção da agricultura familiar, como queijos, farinhas, doces e artesanatos. Para que tudo isso funcione, é essencial a parceria entre municípios, governo do estado e setor privado.”
O projeto entra agora na fase de implementação do plano de ação, articulando parcerias públicas e privadas para expandir a infraestrutura turística e capacitar profissionais do setor. Além da pesca esportiva, a proposta busca explorar outros atrativos naturais, garantindo a sustentabilidade e o crescimento econômico da região.