Estudos foram realizados em 2022, 2023 e 2024
Nesta sexta-feira (29), no Sesc Centro, os professores Haroldo de Sá Medeiros e Sandra da Cruz Garcia, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), representando o Programa de Pós-Graduação em Administração, em colaboração com membros dos conselhos municipais e estaduais de turismo, apresentaram os resultados de três estudos realizados ao longo dos últimos três anos.
Os trabalhos destacados foram: “Cálculo de Capacidade de Carga Turística na Reserva Extrativista Lago do Cuniã”, “Cálculo de Disponibilidade a Pagar por Atividades Turísticas em Ouro Preto do Oeste” e “Avaliação da Infraestrutura Turística dos Municípios de Rondônia”.
Durante a apresentação, a importância de fortalecer o turismo local esteve no centro das discussões. “Essas pesquisas nos permitem visualizar e demonstrar que temos condições de desenvolver um turismo de excelência, como o turismo de pesca, observação e ecoturismo”, destacou Sandra da Cruz Garcia, docente do Departamento de Administração da UNIR.
O evento contou com a presença de membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Conselho Estadual de Turismo (CONSETUR) e do Conselho Nacional de Turismo (CONETUR). Representando o presidente do Sistema Fecomércio em Rondônia, Raniery Araújo Coelho, a consultora executiva da Fecomércio e membra do CONETUR, Cileide Macedo, ressaltou a importância de preservar a cultura local, mesmo com o incentivo ao turismo em áreas mais afastadas, como o Lago do Cuniã.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIR, Haroldo de Sá Medeiros, a pesquisa revela que “é possível que as visitas ao Lago do Cuniã sejam feitas causando um menor impacto, ou nenhum dano, se 31 pessoas, por dia, visitarem o local”.
Além disso, o Governo de Rondônia, representado pela Superintendência de Turismo (SETUR), reforçou a necessidade de investir no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor turístico.
Confira fotos da reunião