A rede de solidariedade do Sistema Comércio para ajudar a população gaúcha de 345 municípios, afetados pelas consequências das enchentes no Estado, foi tema prioritário da reunião de Diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta terça-feira, dia 7.

Durante a reunião com representantes das Federações, integrantes que compõem o corpo diretivo do Sistema Comércio, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, assinou um documento em apoio à Fecomércio-RS para destinar ajuda às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul (RS). “Estendemos nossa solidariedade ao Rio Grande do Sul pelo Sistema CNC-Sesc-Senac e todas as Federações do País. O Brasil é um só. Todos nós somos gaúchos”, ressaltou.

O presidente Tadros enfatizou o compromisso do Sistema Comércio com a melhoria das condições de vida do povo, com  instrução e distribuição de alimentos. “É uma instituição que está voltada à solidariedade. A nossa política é sindical e humanística.”

Todos os representantes da Diretoria da CNC que participaram da reunião demonstraram preocupação, solidariedade e se disponibilizaram a ajudar as comunidades afetadas pelas enchentes, por meio de doações de alimentos – com o Sesc Mesa Brasil –, atendimentos médicos, psicológicos, financeiros e de mobilidade.

O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, agradeceu o apoio nacional e falou sobre a situação do Estado gaúcho, destacando o trabalho realizado pelo Sesc-RS, com atendimento psicológico e médico às vítimas, além de oferecer espaços para abrigar as pessoas que estão desalojadas, em trabalho integrado entre Sesc e Senac. “O modelo de solidariedade ao Rio Grande do Sul é algo que não conhecíamos.”

Ao discurso de Bohn, o presidente Tadros complementou: “A nossa solidariedade ao Rio Grande do Sul é permanente, e nossos laços com o povo gaúcho são inquebrantáveis”.

Projetos 2024

No encontro, um vídeo institucional apresentou os projetos realizados pela CNC em 2024, como o lançamento, no dia 18 de abril, do programa CNC Hunting, que busca startups para auxiliar em desafios que as empresas do setor terciário estão enfrentando no mercado brasileiro; o debate de medidas de estímulo à malha área brasileira, que aconteceu em Brasília; o workshop Direito do Trabalho e Sindical nas Negociações Coletivas, realizado no Rio de Janeiro pela Comissão de Negociação Coletiva do Comércio da CNC; a participação da Confederação na WTM Latin America, em São Paulo; a agenda do Comércio em Ação; e a pesquisa de imagem e reputação do Sistema Comércio, que terá início no mês de junho.

O presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), Edmilson Pereira de Assis, ressaltou o Encontro Nacional de Empresas de Asseio e Conservação (Eneac 2024) que promoveu debates profundos, troca de conhecimentos e estreitamento de laços dentro do setor de asseio e conservação no Brasil. Ele agradeceu a presença do presidente Tadros, que, na ocasião, recebeu o prêmio de Benemérito do Setor. “Quero anunciar que o próximo Eneac, que nós fazemos a cada dois anos, será no Rio Grande do Norte. Vamos tentar fazer ainda melhor”, destacou.

Imposto de renda

O suporte e as orientações aos contribuintes sobre a declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 também foram tema da reunião. O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Coêlho, compartilhou a ação da entidade, Declare Certo, que atendeu a sociedade no dia 25 de abril. “Além da orientação sobre o IR, tivemos a orientação para destinar parte do pagamento do imposto para doações, pois, além de se poder fazer para entidades sem fins lucrativos, aumentando a solidariedade nas entidades, elas ajudam o próximo.” Daniel celebrou ainda a ajuda do governo federal para a prorrogação do prazo de entrega da Declaração do IR para os atingidos pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul. “Estamos trabalhando também para arrecadar fundos e ajudar a mitigar o sofrimento das pessoas afetadas.”

Comunicação integrada

O chefe do Gabinete da Presidência da CNC e gerente de Comunicação do Sistema CNC-Sesc-Senac, Elienai Câmara, agradeceu as movimentações e ações das Federações para apoiar as vítimas do RS e compartilhou com a Diretoria a prestação de contas da coordenação de Comunicação do Sistema. E ainda apresentou as ações integradas, iniciadas em setembro de 2023.

Ao todo, as ações do Sistema CNC-Sesc-Senac totalizaram mais de R$ 90 milhões em impacto somente no mês de março. Elienai destacou os 29 projetos integrados, compostos pelas áreas digital, eventos, imprensa e comunicação interna, enfatizando as iniciativas sistêmicas como o Conecta em Ação, da CNC e Federações, com capacitações e treinamentos para as Federações, com início do Módulo 3 em maio; e o Integra Comunicação, da CNC, Sesc, Senac (DN e Regionais), com integração e inovação, agendado para acontecer nos dias 13 e 14 de agosto deste ano.

Elienai Câmara afirmou que o objetivo central é trabalhar a comunicação de forma integrada, com resultado satisfatório para todo o Sistema Comércio.

Ainda no encontro, o diretor Jurídico e Sindical da CNC, Alain MacGregor, esclareceu a a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os repasses recebidos pelas entidades sindicais para administração dos braços sociais (Sesc e Senac, no caso do Sistema Comércio).

Saiba mais: Fecomércio-RS promove “Solidariedade em Ação” para ajudar atingidos pelas fortes chuvas

The post Ações de ajuda ao Rio Grande do Sul foram destaque na reunião de Diretoria da CNC first appeared on Portal do Comércio.