Projeto de contação de histórias encanta os alunos
O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, iniciou no último dia 18 de agosto a circulação do projeto Arte da Palavra – Circuito de Oralidades, levando a contadora de histórias Juliana Correia, do Rio de Janeiro, para escolas públicas de diversas cidades do estado. O projeto, com a apresentação intitulada Memórias, Mistérios e Travessuras, promove um encontro lúdico e cultural entre estudantes e a arte da oralidade.
A circulação, que começou em Porto Velho, segue por Nova Mamoré, Ji-Paraná, Vilhena, Presidente Médici e Ariquemes. A iniciativa visa democratizar o acesso à cultura e fomentar o contato com a literatura e a tradição oral em diferentes municípios rondonienses.
A apresentação Memórias, Mistérios e Travessuras é um mergulho em duas narrativas vibrantes. A primeira, “O Curió de Quelé”, é uma homenagem à cantora Clementina de Jesus e conta a história de uma menina em busca de seu passarinho. A segunda, “Futebol e Assombração”, ambientada na Tijuca dos anos 50, narra a aventura de um grupo de crianças para resgatar sua bola de futebol da casa de uma vizinha ranzinza.
As histórias, repletas de suspense e diversão, são uma celebração da potência infantil negro-africana na diáspora. O projeto Arte da Palavra continua a promover a cultura e a educação por meio de experiências artísticas significativas em todo o estado de Rondônia.