O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio realizou nesta quinta-feira 13.06, com apoio da CNC, o seu 1º Workshop Conexão RH 2024. O evento é um marco significativo na valorização e aprimoramento dos profissionais de Recursos Humanos (RH) das empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo em Rondônia.

Para dar o destaque e a importância ao encontro, o Sistema convidou duas palestrantes especialistas da CNC para falar sobre temas de grande repercussão e impacto no setor de RH das empresas: a Diretora Corporativa Fernanda Casanova e a advogada Daniela Silveira. O encontro reuniu técnicos e profissionais de recursos humanos de empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo.

O ENCONTRO

Antes do início das palestras, houve uma pequena sessão de ginástica laboral como forma de descontração para os participantes.  Após, a Coordenadora Sindical da Fecomércio, Rosalva Ferreira falou sobre o papel dos sindicatos empresariais, ressaltando a importância desta união para a promover e defender os interesses comuns, destacando, a diminuição da carga tributária e redução de ICMS. Na oportunidade destacou o papel dos 11 sindicatos que compõem a Fecomércio Rondônia e a atribuição das lideranças sindicais.

Dando seguimento a Consultora Executiva da Fecomércio Rondônia, Cileide Macedo abordou a importância da Fecomércio para as empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, reiterando as defesas da Federação junto às Casas Sesc e Senac.

“A Fecomércio está de portas abertas para receber as demandas das empresas e representá-las. Neste momento estamos muito felizes em anunciar a ExpoTurismo no qual vamos explorar o Trade Turístico. Também estivemos à frente de pautas sobre o conselho tributário e a Câmara da Mulher, Programa Ecos de Sustentabilidade e Programa Biogás, entre outros”.

A primeira palestra foi da Diretora Corporativa da CNC, Fernanda Casanova que falou sobre as ações, programa de lideranças e importância do RH estratégico.

“Precisamos ser mais estratégicos na área de recursos humanos. Não é uma tarefa fácil, mas estamos aqui para isso e por isso, para trabalharmos nessa adaptação com projetos organizados e oportunidades possíveis de aprovações. Um RH estratégico acompanha a administração onde ela quer chegar e para isso são necessários processos e ações bem desenvolvidos”.

No período da tarde os participantes também conheceram um pouco mais dos serviços ofertados pelo Sesc e Senac. Para isso, estavam presentes a Diretora Regional do Senac, Nina Cátia Alexandre Cavalcante e a Diretora Administrativa Financeira Giselle Araujo dos Santos. Pelo Sesc, o Diretor de Programas Sociais, João Daniel.

Dando continuidade ao Workshop, a advogada Daniela Silveira explanou sobre a Lei 14.457/2022, que institui o Programa Emprega + Mulheres e busca medidas de inserção e manutenção das mulheres no mercado de trabalho, além de protegê-las contra o assédio sexual e demais formas de violência nos ambientes de trabalho.

“Um tema de grande relevância e que precisa muito da atenção dos RH´s das empresas. É uma legislação razoavelmente nova e de grande alcance social e que foi criada no pós-pandemia justamente para assegurar a inclusão, a capacitação e a proteção da mulher em seu ambiente de trabalho. Foi um debate elucidativo para todos”, avaliou o Presidente Raniery Coelho.

Os temas foram escolhidos após uma consulta da Coordenação do Workshop com os Rh´s do SESC, Senac e Instituto Fecomércio. Segundo os coordenadores, os especialistas da CNC abordaram questões referente a importância do RH estratégico de empresas e a diretrizes da Lei n° 14.457/2022, seguindo uma programação repleta de conteúdos necessários para a rotina dos setores de Recursos Humanos.

Com uma estimativa de aproximadamente 100 líderes participantes, o Workshop Conexão RH 2024 também abordou a importância das Convenções Coletivas de Trabalho para as empresas, a atuação proativa do Sistema Fecomércio em defesa do empresariado, e os múltiplos serviços e benefícios oferecidos pelos braços sociais Sesc, Senac e Instituto Fecomércio. A relevância dos Sindicatos Empresariais em Rondônia será amplamente destacada.

Faça seu comentário

Comments are disabled.