O Encontro de Comércio Exterior do Brasil, o ENCOMEX-RJ 2024, realizado pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra), no dia 14 de junho, no Rio de Janeiro, reuniu autoridades, empresários e especialistas para debater os principais desafios e oportunidades do comércio internacional no contexto do G20. Clique aqui e acompanhe o evento.

A abertura do evento contou com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que destacou a importância do comércio exterior para o desenvolvimento do estado fluminense. Também participaram da cerimônia de abertura o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasill, Floriano Pesaro,  o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, o presidente da Cisbra, Paulo Protasio, a diretora Administrativa e Financeira da Cisbra, Nathalia Xavier, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ), Nelson Rocha, e a presidente do Conselho das Pequenas e Médias Empresas e Startups da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE< Renata Schuch. Em comum, todos pontuaram as oportunidades do comércio exterior para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro e do País.

O evento informativo e produtivo discutiu os principais desafios e oportunidades do setor. As palestras e painéis abordaram temas relevantes para o contexto atual, e as oficinas temáticas proporcionaram aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas.

A agenda inclui ainda nomes como a  secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros, comentando sobre as iniciativas para internacionalização da economia criativa do Estado. Já a diretora da Brazilian Chambers of Commerce for Women, Isadora Suzart, na oficina temática “Conquistando o Protagonismo – mulheres de sucesso no Comércio Exterior Brasileiro”.

O engajamento para a internacionalização de empresas brasileiras é o tema do painel com a participação do subsecretário de Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Costa, e da coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae-RJ, Miriam Ferraz.

Também compõems a agenda temas como a   importância da logística para a competitividade no mercado internacional, novas oportunidades de negócios de nearshoring na relação entre Brasil e Estados Unidos, entre outros.

The post CNC sedia o Encontro de Comércio Exterior do Brasil da Cisbra first appeared on Portal do Comércio.

Faça seu comentário

Comments are disabled.