Programa Vai Turismo, da CNC, mobiliza estados para construir agenda nacional do setor

Programa Vai Turismo, da CNC, mobiliza estados para construir agenda nacional do setor

Novo ciclo de oficinas pelo país vai preparar diretrizes para candidatos às eleições de 2026

O programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro inicia, na segunda quinzena de setembro, um novo ciclo de oficinas nos Estados brasileiros, reunindo representantes de entidades empresariais, gestores públicos e profissionais do setor para discutir os rumos do turismo no País.

A iniciativa, idealizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) por meio de seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), tem como objetivo revisar as propostas elaboradas em 2022, avaliar sua execução e preparar novas diretrizes que serão apresentadas aos candidatos às eleições de 2026.

As oficinas representam o coração do programa, sendo organizada por cada uma das federações estaduais, que capitaneiam os debates para a construção coletiva. As contribuições reunidas servirão de base para a consolidação de uma agenda nacional do setor, abordando temas como modernização da infraestrutura, sustentabilidade, acessibilidade, capacitação profissional e economia criativa.

O objetivo final é garantir que o turismo seja tratado como prioridade de Estado, reconhecido como braço estratégico de geração de empregos e crescimento econômico.

Programação

No mês de setembro, as oficinas acontecerão nos seguintes estados: Bahia, no dia 17, às 10h; Rio Grande do Sul, no dia 18, às 10h; Amazonas, no dia 22, às 15h; Maranhão, no dia 29, às 15h; e Pará, no dia 30, às 15h. Em outubro, a programação segue em Sergipe, no dia 2, às 15h; Paraíba, no dia 7, às 10h; Paraná, no dia 16, às 10h; Amapá, no dia 28, às 10h; Acre, no dia 29, às 11h; e Mato Grosso do Sul, no dia 30, às 15h.

“É fundamental que o turismo seja incorporado à agenda econômica nacional não apenas como atividade de lazer, mas como motor de crescimento. Investir em políticas estruturantes e simplificação de processos para o setor pode gerar impacto direto no PIB e na redução das desigualdades entre estados”, destaca o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

O coordenador do Cetur, Alexandre Sampaio, ressalta que o Vai Turismo permite a elaboração de uma análise detalhada essencial para gestores e empresários: “As oficinas permitem mapear necessidades específicas do setor em cada região, desde a modernização de aeroportos e rodovias até capacitação de mão de obra local e promoção de destinos estratégicos. Com isso, é possível implementar ações que realmente aumentem a atratividade e a sustentabilidade do turismo no País”.

Além do fomento ao debate, os encontros ainda disponibilizam acesso à plataforma Painel Vai Turismo: Inteligência Competitiva, que reúne dados estratégicos e mais de 1,2 mil projetos cadastrados em todo o Brasil. Com a realização dessas oficinas, a CNC reforça seu compromisso de promover diálogo amplo e participativo, orientando políticas públicas e privadas para o fortalecimento do desenvolvimento econômico, social e cultural em todos os Estados do País.

Faça seu comentário
Rolar para cima