Nos dias 20 e 21 de junho, o Sesc-MS, por meio do Sesc Mais, em parceria com o Recanto das Ervas, fará o lançamento do projeto PANC – Futuro na Mesa, com a proposta de incentivar a inserção das PANC (plantas alimentícias não convencionais) e frutos do cerrado na alimentação diária de escolas e instituições sociais.

As PANC são plantas comestíveis, com alto teor nutritivo, fáceis de cultivar, resistentes e que podem ampliar o cardápio da alimentação cotidiana, bem como, ser uma nova fonte de renda para as famílias.

“Esse novo projeto irá complementar o trabalho social e sustentável que já vem sendo realizado há muitos anos pelo Sesc Mesa Brasil com o aproveitamento integral dos alimentos, que visa promover a segurança alimentar e nutricional, combatendo, desta forma, a fome e o desperdício de alimentos”, explica a diretora regional do Sesc MS, Regina Ferro. Além disso, o projeto pretende fortalecer a autonomia alimentar das famílias e a economia circular, promovendo uma alimentação saudável e sustentável.

O coquetel de lançamento do projeto será no dia 20/06, às 19h, no auditório do CREA/MS, com um painel de debates que contará com a participação da jornalista Márcia Chiad, criadora do Recanto das Ervas e da nutricionista e criadora do termo PANC no Brasil, Irany Arteche. Irany vai relatar sua vasta experiência no preparo das PANC, bem como é possível inserir novos sabores e aromas na alimentação escolar, destacando a sua importância alimentar e nutricional. A entrada é gratuita e, para participar, é necessário se inscrever aqui.

No dia 21/06 haverá um dia de campo na Agrofloresta Flor do Cerrado Brasil, localizada no Indubrasil. Os participantes, já selecionados previamente, terão contato com uma variedade de mais de 50 espécies de plantas comestíveis e ainda terão a oportunidade de degustar produtos a base dos frutos do cerrado e de PANC.

O público-alvo da ação são autoridades, servidores das secretarias de educação, saúde e assistência do estado e município, educadores, merendeiras, cozinheiros e cozinheiras das entidades atendidas pelo Sesc Mesa Brasil, acadêmicos e professores dos cursos de nutrição, gastronomia e agronomia de universidades públicas e particulares.

The post Sesc lança projeto para incentivar o consumo de plantas alimentícias não convencionais (PANC) first appeared on Portal do Comércio.

Faça seu comentário

Comments are disabled.