Lenilda conhece o Sesc há mais de 40 anos, mas só passou a vivenciar de verdade tudo o que a instituição oferece recentemente. Ela faz viagens, excursões e passeios com a instituição há pelo menos seis anos e faz cerca de quatro atividades como essas de Turismo Social do Sesc todo ano. Lenilda contou que morava no interior e mudou para Chapecó após ficar viúva. Aos poucos, ganhou nova vida ali mesmo no Sesc da cidade. Hoje pratica esportes e conhece o Brasil graças à entidade.

Essa virada de chave na vida de Lenilda trouxe momentos importantes de lazer, integração com outras pessoas, já que fez amigos no Sesc e novas alegrias. Além de conhecer diversos destinos pelo Turismo Social do Sesc, ela participa de outras ações que trazem mais saúde e mais viagens. Todo ano viaja também com seu time de câmbio para campeonatos e, assim como na vida, no esporte dá tudo de si. “Só jogamos pra vencer”, finalizou, afirmando que sempre que compete leva para casa um troféu ou uma medalha.

Mudanças são boas em qualquer idade e elas também marcaram a vida de Rafael Gushiken, 42 anos. Formado em Propaganda e Publicidade, ele criou, no fim da pandemia, uma página no Instagram para divulgar o que fazer na sua cidade (São Paulo). Depois de ser muito buscado para organizar encontros, eventos e caminhada pela terra da garoa, ele decidiu se especializar fazendo o curso Técnico em Guia de Turismo, do Senac São Paulo.

‘Criei o projeto São Paulo da Garoa para dar dicas sobre o que fazer na cidade de São Paulo. O público era majoritariamente paulistano. Comecei a organizar eventos como exposição de fotografias, encontros e caminhadas pela cidade. Com o aumento da demanda, senti a necessidade de me especializar e o Senac entrou na minha vida. Hoje, tenho São Paulo da Garoa como minha operadora de turismo e também sou guia de turismo, formado pelo Senac”.

Ele contou que o Senac o encaminhou não apenas para a profissionalização, mas também trouxe mais responsabilidade. “Uma coisa é você ser turista e outra é você trabalhar com turismo. Você tem uma responsabilidade de saber atender e acolher. O Senac me ensinou muito sobre acolhimento”.

O papel social e de profissionalização das duas instituições do Sistema Comércio foi primordial para transformar a realidade da Lenilda e do Rafael. Ela ganhou nova vida ao virar viajante, turista e ele se especializou para levar hospitalidade e essa mesma alegria que enche a vida da Lenilda para mais e mais pessoas. É o Sesc e Senac mudando – para melhor – a vida das pessoas.

O Turismo Social do Sesc

O Sesc acredita que mais e mais pessoas devem ter acesso ao turismo e é por isso que é pioneiro e protagonista do Turismo Social no Brasil, desenvolvendo ações nessa área desde o início das atividades da instituição, na década de 40. Com o tempo, as iniciativas foram se ampliando e modernizando e, hoje, além de promover excursões e passeios a preços acessíveis, conta com uma ampla rede de hotéis. Com isso, o Sesc promove o acesso do comerciário e seus dependentes ao turismo responsável, com respeito pela população, pela cultura, pelo patrimônio e pela natureza do local visitado.

O Técnico em Guia de Turismo – Senac SP

O curso Técnico em Guia de Turismo, do Senac São Paulo, surgiu para ensinar os alunos a organizarem roteiros turísticos e proporcionar uma experiência personalizada a turistas em viagens e passeios. No programa, o aluno enfrenta os desafios da profissão dentro e fora de aula e aprimora habilidades importantes para a área através de visitas e viagens técnicas.

The post Turismo que transforma: bem-estar social e profissionalização com Sesc e Senac first appeared on Portal do Comércio.

Faça seu comentário

Comments are disabled.